Se você compartilha da mesma realidade que eu, a de morar em apartamento, essas dicas podem ser úteis para seu banheiro. Aliás, é cada vez maior o número de pessoas que me pedem dicas sobre banheiros pequenos. Ser pequeno não é um empecilho para decoração, é bom que isso fique claro.
Por isso, vamos juntos nos inspirar nessa seleção de bancadas para banheiros pequenos que preparei com carinho e vamos discutir alguns pontos, para que vocês possam aproveitar todos os detalhes e não passarem aperto no banheiro. No sentido literal, tá gente?
Bancadas para banheiros pequenos
Primeira grande dica: móveis muito volumosos vão dar sensação de aperto. Isso vale para qualquer ambiente. Se o conjunto bancada + gabinete for separado, o espaço entre eles vai trazer fluidez para o banheiro.

Considerando o caso de usar o gabinete acoplado na pia, opte por móveis com aberturas, com nichos e prateleiras expostas. Isso quebra a continuidade do móvel, artifício bastante adequado em ambientes muito pequenos.

Se você prefere móveis sem aberturas, a dica é tirá-lo do chão. Quando deixamos um espaço entre o móvel e o piso, damos a impressão de que ele está flutuando, ou seja, garantimos leveza à decoração do banheiro. Sem sensação de móvel espremido.

Já sei, você quer o móvel no chão. Sim, é possível; nesse caso, use móveis prontos que originalmente não são para banheiro, como aparadores, cômodas e até mesinhas laterais. Já escrevi um post só sobre esses casos e é sempre bom lembrar de proteger muito bem a madeira desses móveis com uma seladora, para impedir que a umidade penetre na madeira e, assim, prolongar sua vida útil.

É claro, existem as desvantagens. Enxugar uma pia com cuba de embutir depois de lavar o rosto é muito mais fácil do que uma cuba de apoio. Aí você tem que pesar qual é a prioridade: tamanho ou praticidade?
Uma dica extra: se optar por cubas de apoio, escolha as redondas e fuja daquelas com válvula oculta. Elas são lindas na aparência, mas são terríveis de limpar e desentupir.
Sabemos que a transparência do vidro é uma grande aliada na decoração de ambientes pequenos. Eu, particularmente, não gosto de bancada de vidro em banheiro, mas somente por questões estéticas mesmo. Se você gosta, elas são infalíveis para dar amplitude ao espaço.

Para concluir, volte para o início do post e reveja todas as imagens, de uma por uma, para chegarmos à última dica.
Percebeu o que elas têm em comum?

Com exceção daquelas que propositalmente usei para exemplificar o caso das cubas de apoio, todos os outros banheiros têm predominância de cores claras, seja nos revestimentos, nos móveis, nas louças ou nos acabamentos.
Usar base clara, preferencialmente branca, aumenta demais a sensação de amplitude de um banheiro. Os móveis mostrados nesses banheiros, quandro não são brancos, são um mero detalhe para destacar a decoração. Usar muitos móveis escuros num ambiente tão pequeno como o banheiro é uma cilada que pode acabar dando errado.
Gostou dessas dicas para banheiros pequenos? Deixe sua opinião nos comentários, é sempre uma delícia trocar uma ideia com vocês!
Nota: esse conteúdo foi publicado originalmente em 5 de setembro de 2016.