Você está visualizando atualmente 7 dicas para sua sala pequena parecer muito maior

7 dicas para sua sala pequena parecer muito maior

Quem tem sala pequena ou mora em apartamento sabe o desafio que é ter que aproveitar ao máximo cada cantinho. Nem sempre as soluções estão muito claras, mas muitas delas são bem simples. Por isso, quero compartilhar alguns truques que podem dar a impressão de que sua sala pequena é maior do que ela realmente é.

Prefere ver esse conteúdo em formato de vídeo? Não tem problema! Basta dar o play abaixo:


1. Use sofás com pés

O sofá é o principal móvel de uma sala e quanto mais volumoso, maior o incômodo visual que ele pode causar num ambiente muito pequeno. Só o fato de ter pés aparentes que tirem o móvel do chão já é suficiente para dar mais fluidez ao espaço.

Como os pés palito estão super em alta, essa é uma boa oportunidade para apostar nessa tendência e ainda trazer conforto visual para sua sala pequena. Além de disfarçar o tamanho diminuto, um sofá com pés palito ainda vai deixá-la mais charmosinha.

como decorar sala pequena
Foto: North Wales Interior

2. Em sala pequena, use tapetes grandes

Num primeiro momento, a ideia de usar alguma coisa grande num ambiente pequeno pode não fazer sentido, mas o tapete é parte da área do piso, então quanto maior, mais uniformidade visual ele vai passar para a sala. 

Tem uma regrinha de moda que exemplifica bem essa dica. Uma calça cigarrete (aquela que deixa a canela à mostra) cria um volume visual que é bem diferente de uma calça comprida, que alonga a silhueta, certo?

que tapete usar em sala pequena
Foto: Pixabay

Quando um tapete “para” na frente do sofá, ao invés de entrar debaixo dele, cria-se uma descontinuidade visual que ressalta as dimensões do ambiente. Mas quando o tapete avança para debaixo dos móveis, é como se ele estivesse “alongando a silhueta” do piso, sem deixar a gente notar que aquela área é pequena.

E outra! É, também, uma questão de segurança; quando o tapete está bem preso debaixo dos móveis, o risco de alguém tropeçar nele, principalmente crianças e idosos, é bem menor.

3. Tire o que puder do chão

Novamente a questão da área do piso dando ideia de continuidade. Quanto mais você vê, maior o ambiente parece. Então o que for possível de sair do chão, prenda nas paredes. 

Prateleiras, revisteiros e até mesinhas laterais podem deixar seus espaços originais no piso e ficar suspensos.

sala clean
Foto: Brittany Robertson

Só cuidado com as profundidades do que você prende na parede, porque móveis muito volumosos darão justamente o efeito contrário: a sala vai parecer abarrotada. No caso das prateleiras, o ideal é usar de 20 centímetros para menos.

4. Evite estampas grandes nas paredes

Não é problema usar papel de parede ou tecido estampado nas paredes, mas é preciso saber fazer isso de maneira que a estampa não cause confusão visual naquele ambiente.

sala pequena
Foto: Fiona Andersen

Por isso, no caso de uma sala pequena, evite usar a mesma estampa em todas as paredes, principalmente se a padronagem dela for muito grande e colorida. Tecidos como a chita entram nesse caso. 

Se você quiser muito usar uma estampa assim na sua sala, ponha em apenas uma parede e nas demais, use uma cor que combine com o tecido escolhido, criando um tom sobre tom.

5. Mobílie a sala pequena usando só o necessário

Quem acompanha o blog há tempos sabe que essa dica não é novidade por aqui. Bato sempre na mesma tecla porque vejo muita gente querendo fazer coração de mãe em ambientes pequenos, insistindo que sempre vai caber mais uma coisinha.

O fluxo na sua sala pequena vai ser muito mais prático e funcional se você equipá-la com o menor número de móveis possível. É muito difícil andar num ambiente cheio sem se esbarrar ou dar a passagem para outra pessoa poder se movimentar ali.

sala de apartamento
Projeto: Studio Canto / Foto: Cris Farhat

6. Na dúvida, use uma paleta mais calma

Não é proibido usar cores fortes em ambientes pequenos, mas é preciso saber fazer isso. O ideal é você pedir orientação a um arquiteto ou designer de interiores, mas na dúvida, opte por uma paleta mais tranquila. 

Candy colors são perfeitas para quem quer fugir do branco excessivo e não quer errar no uso das cores.

sala pequena

7. Iluminação natural: quanto mais, melhor

Mesmo que você siga à risca todas as dicas anteriores, uma sala naturalmente escura pode botar tudo a perder. Se você mora em apartamento, use cortinas bem levinhas, como um voal ou persianas de tela solar, que barram os raios UV mas permitem a entrada de luz. Não use tecidos muito pesados, muito menos com blackout.

E uma dica extra: se seus móveis e parede são claros, a entrada da luz natural vai ser refletida por essas superfícies de maneira mais eficiente do que se eles fossem escuros. Isso vai aumentar a amplitude do cômodo e fazer ele parecer ainda maior.

dicas de decoração para salas

Que outras dicas você coloca em prática para ampliar sua sala? Conte aqui nos comentários!

Nota: esse conteúdo foi publicado originalmente em 9 de outubro de 2017.

Deixe um comentário