Decorar a casa dos meus clientes é sempre um desafio muito gostoso. E quando o cliente mora fora do Brasil, então, o desafio é muito maior.
Nessa consultoria online que fiz pra uma cliente de Cabo Frio, na África, fiz algumas coisas que você também pode aplicar na sua casa.
Mas pra isso, você precisa entender quais foram meus objetivos nessa proposta para deixar a sala aconchegante e mais chique; se for o seu caso também, essas dicas vão servir numa boa pra você.
Exigências para a decoração dessa sala
Eu sempre procuro respeitar as exigências dos meus clientes. Nesse caso, ela meu pediu para manter o sofá com os pufes e também o móvel da TV.
Além disso, ela queria muito ter uma sala de jantar nesse mesmo espaço, para poder receber convidados. Ela mora com o marido e a filha e queria uma mesa que fosse extensível.
Como era a sala antes
A sala é espaçosa, mas a falta de elementos decorativos deixavam o espaço muito impessoal. Não tinha a identidade dos moradores nela.
Além disso, claramente não parecia uma sala aconchegante porque faltava elementos que trouxessem acolhimento. Ela parecia muito fria e nada convidativa.
Não é uma sala pequena, e apesar do grande sofá, ela não parecia apertada. Então decidi manter a posição dos móveis, até para não alterar a localização dos pontos de tomada da TV.
Ideia 1: madeiras
Uma das coisas que a cliente pediu foi um painel de madeira. Achei uma ideia excelente, porque madeiras geralmente trazem bastante aconchego aos ambientes. Então decidi fazer um painel ripado, mas de uma forma diferente.
Ao invés de fazer ripado na parede da TV, criei um painel vertical apenas no canto. Esse cantinho será o cantinho das plantas, e também é a primeira visão de quando se entra no apartamento.
Além disso, acrescentei uma prateleira usando o mesmo tom de madeira do painel ripado. Prateleiras são ótimos móveis para acrescentar objetos decorativos, que são os grandes responsáveis por deixar o ambiente com a cara do dono.
No final do ambiente, criei a sala de jantar com uma mesa quadrada extensível, que era uma das exigências, e usei um painel de madeira liso, indo até 90 cm do chão, para destacar aquele novo espaço.
Ideia 2: a nova sala de jantar
Para deixar a sala aconchegante, usei cadeiras estofadas, que servem como poltronas no dia a dia. Tecidos são mais um elemento essencial para trazer aconchego a qualquer decoração.
Como a mesa abre e fica retangular, minha ideia era deixar 3 cadeiras para o uso diário, e deixar mais uma cadeira sobressalente para completar 4 lugares quando a mesa estivesse aberta.
E como essa quarta cadeira ficaria fora da mesa na maior parte do tempo, decidi colocar uma de cor diferente das demais. Assim, ela pareceria uma poltrona diferente das outras, que pode ser usada como um assento extra mesmo quando a mesa não estivesse em uso.
O pendente também foi reaproveitado, porque casou direitinho com a nova proposta: delicado e elegante. Por fim, coloquei uma composição vertical de quadros.
Repare que os quadros não estão alinhados com a mesa; fiz isso de propósito, porque esse tipo de solução traz muita modernidade à decoração, que era o que estávamos querendo.
Ideia 3: disfarçar o móvel da TV
O móvel da TV precisava ser mantido, mas todas as madeiras que usei em outros locais eram aquecidas, mais claras que essa.
Então pensei em camuflar um pouco o móvel.
Veja que, com a parede branca, o móvel escuro se destaca muito. Mas quando a cor da parede fica parecida com a do móvel (mesmo não sendo o tom exato), ele perde um pouco o destaque de antes.
Além disso, esse tom claro de marrom também reforça o clima de acolhimento. Tons terrosos são excelentes para isso!
O marrom escolhido foi Rede Preguiçosa SW 7031, da Sherwin-Williams.
Ideia 4: pintura de meia parede
Você já deve ter percebido que tudo que pensei nessa proposta era pensando em deixar a sala aconchegante e chique. Como minha cliente estava aberta a ter mais cores nessa sala, sugeri uma pintura de parede diferenciada, a pintura de meia parede.
A cor escolhida foi Amarelo Festivo SW 6393 da Sherwin-Williams, que é um amarelo bem suave e discreto.
Assim como o painel de madeira na sala de jantar, essa pintura atrás do sofá também vai até 90 cm do chão, e isso também foi proposital. As alturas (do painel e da pintura) criam uma linha de continuidade visual, e isso traz muito equilíbrio para o ambiente como um todo.
O que você também pode aproveitar dessa proposta para deixar sua sala aconchegante
- A pintura de meia parede, que ressalta e demarca visualmente os móveis que estiverem à frente dela.
- Painel ripado vertical de canto, que é mais econômico e acessível do que revestir uma parede inteira, e você ainda deixa a decoração super estilosa e diferente.
- Camuflagem de móveis pintando a parede da mesma cor (ou de uma cor parecida com a do móvel); isso funciona naqueles casos em que você enjoou do móvel mas ainda não pode ou não se desfazer dele.
- Mesa extensível para acomodar seus convidados. Só cuidado com as medidas! Lembre de considerar a mesa aberta antes de comprar a sua, porque o ambiente não pode ficar apertado quando ela estiver aberta.
Na sua opinião, eu consegui deixar essa sala aconchegante? Tem vídeos desse ambiente lá no meu Pinterest.
Se quiser mais informações sobre como funciona minha consultoria online, basta vir aqui.