Como usar todo charme das colchas na decoração
Uma cama mais bem arrumada faz uma melhor apresentação de decoração de quarto. Claro que todos os detalhes destes ambientes merecem atenção. Inclusive, é preciso caprichar na composição do jogo de lençóis, travesseiros, almofadas e demais peças.
É verdade que colchas podem ser usadas em outros móveis, como cobrindo um sofá de canto, por exemplo. Mas o fato é que são mais empregadas em quartos.
Por falar nisto, você saberia escolher corretamente, por exemplo, a colcha para a cama do seu quarto? Independente da sua resposta, continue lendo para se inspirar com ótimas ideias!
Como arrumar uma cama para ficar linda?
Quem não gostaria de dormir em uma cama como aquelas de hotéis ou de exposições de lojas de móveis ou artigos de decoração?
Pois não é à toa que parecem tão confortáveis. Na verdade, elas são bem arrumadas para parecerem assim. Primeiro é colocado os lençóis; depois, os edredons, coberturas de leitos ou colchas, travesseiros, almofadas e mantas. E para as camas box ainda é previsto a cobertura de base de colchão com elástico.
No caso das colchas, especificamente, sua função é proteger as demais peças do jogo de cama. Além do mais, ser a peça chave para contrastar ou conectar o visual do leito com o restante do cenário.
O segredo para não errar nessa hora é não colocar mais artigos no local além do que o é necessário ou mesmo além das preferências do usuário. Lembrando que tudo tem que parecer bonito, mas confortável e prático também.
Tipos de tecido para colchas
Quando se trata de roupas de cama, quanto melhor a qualidade das peças, melhor para a saúde das pessoas. Sempre dê prioridade para aquelas feitas em matérias-primas naturais – de toque mais agradável e aconchegante.
Nesta linha, dois materiais se destacam. O linho é super leve. E ainda tem o algodão – ou a sua subcategoria, o cânhamo -, uma opção mais comum; todavia, também uma ótima opção para meia estação.
Agora, nas lojas, também é possível encontrar colchas decorativas de jacquard, chenille, veludo, gorgurão, retalhos de outros tecidos, tricô, crochê e mais. E os edredons são um caso à parte, pois, além da camada de tecido, vêm com espuma em uma camada interna.
Eles podem ter dupla função, usados também como colcha. E eles até podem ser dupla face, apresentando lados de cores e estampas diferentes combinando com capas de travesseiros.
Modelos de colchas para seu quarto
As colchas de tecido podem ser encontradas à venda em diversas cores e estampas. A primeira questão que deve influenciar na escolha do modelo é quanto às características do tecido – que podem fazer a peça ser mais resistente e fácil de lavar, e que não amasse.
Decoração de quarto mais simples e de design tradicional combinam com estampas florais. Já as decorações mais modernas combinam com estampas geométricas ou desenhos abstratos.
Geralmente, colcha de cama e capa de travesseiros são feitos do mesmo tecido. Já é interessante contrastar estas peças com capas de almofadas, fronhas e lençóis – sendo que a parte superior deste último podem ficar parcialmente dobrada para fora, sobre a colcha. Mas, de algum modo, tudo tem que combinar.
Colchas lisas e de tons neutros podem casar com qualquer estilo de decoração de quarto. E são as mantas sobre a cama que podem ficar responsáveis pelo toque maior de cor na composição.
Colchas de cama também podem apresentar detalhes diversos que a façam chamar ainda mais a atenção nos cenários decorados. Por exemplo, babados, brilhos e texturas.
Estes pequenos detalhes é que vão deixar o quarto parecendo mais alegre e sofisticado. E a sua paleta de cores pode combinar com outros itens têxteis presentes no ambiente, como o tecido de parede, tapete e cortinas.
Essas dicas para a decoração para cama foram criadas pela equipe Viva Decora.
Nota: esse conteúdo foi publicado originalmente em 7 de outubro de 2020.